O hormônio do sono perfeito

O hormônio do sono perfeito

A melatonina é um hormônio produzido de forma natural pelo corpo humano através da glândula pineal e que tem seu pico de produção durante à noite. O hábito de dormir cada vez mais tarde e o consumo excessivo de equipamentos eletrônicos emissores de luz, afetam diretamente a síntese de melatonina, podendo gerar problemas futuros, como: insônia e sonolência, levam a diversas modificações hormonais, metabólicas, neurológicas e psicológicas.

Como manter uma boa síntese de melatonina naturalmente?
Para manter excelentes níveis de melatonina, o ideal é dormir sempre em um quarto totalmente escuro. Até mesmo a luz de stand by da televisão ou a fresta da porta podem afetar ou bloquear totalmente essa regulação. Buscando evitar essas luzes, algumas pessoas podem até utilizar máscaras para a vista, mas não será 100% garantido, visto que nosso corpo possui diversos receptores de luz além da visão.

A melatonina regula somente o sono?
Uma característica funcional da melatonina é ser controlada pelo sistema de temporização circadiano, essa característica de produção atribui à melatonina um papel extremamente importante que é o de ser essencial no processo de sincronização circadiana do organismo, em outras palavras, está ligada ao nosso relógio biológico, que regula além do sono, a fome, o humor e a produção de demais hormônios.

Não durmo direito, como posso equilibrar minha síntese de melatonina?
Aqui no Brasil, a melatonina foi liberada em 2016 na forma de medicamento manipulado e sob prescrição médica para o tratamento de distúrbios do sono como insônia por fase retardada, latência prolongada para o sono, ciclo vigília-sono com períodos diferentes de 24h, fragmentação do sono, correções do sono do idoso, distúrbios comportamentais do sono REM, dessincronização entre o ciclo vigília-sono. Além disso, é usado como um coadjuvante terapêutico em doenças do espectro do autismo, síndrome de déficit de atenção e hiperatividade, Smith- Magenis, etc) que resultam em distúrbios do sono e dos ritmos biológicos circadianos.

O que esperar para o futuro?

Os avanços  sobre o papel fisiológico da melatonina, em muitos casos, em fase de experimentação clínica, têm sido usados no tratamento de certos tipos de enxaqueca, em distúrbios depressivos, anestesia, como um coadjuvante no tratamento antitumoral e/ou antimetastático, em doenças metabólicas, síndrome do ovário policístico, etc.

A ingestão de melatonina contribui para a manutenção do peso?
A ausência ou redução na produção de melatonina provoca distúrbios metabólicos e distúrbios rítmicos circadianos, culminando em uma das consequências imediatas: a ocorrência da obesidade. A ingestão de melatonina sintética pode contribuir para a regulação do balanço energético. Há evidências experimentais de que a melatonina age na regulação das etapas do balanço energético: a ingestão alimentar, o fluxo de energia para e dos estoques, e o dispêndio energético, além de regula a produção e secreção de insulina, glucagon e cortisol.

A Dermaclass manipula Melatonina?
Sim, a Dermaclass está habilitada a realizar a produção personalizada de melatonina 3mg e 5mg, para indivíduos que buscam auxílio médico para o seu tratamento. Quer saber mais? Consulte-nos.

Fonte: https://www.endocrino.org.br/media/uploads/PDFs/posicionamento_sobre_melatonina_sbem.pdf